Aconteceu comigo > Dicas

» Publicado em 30 janeiro 2011 por

Como entrar no Programa de Leite do Governo?

Alergia é coisa séria, gente! Investigue, observe, vá atrás das melhores estratégias para lidar com seu bebê que tem alergia…Gustavo tem alergia a proteína do leite e tenho estado bem alerta e corrido atrás do que posso para cuidar bem dessa fase (em nome de Jesus é só uma fase…) que ele está passando.

Caso não saiba, os “leites” que um bebê que tem alergia a proteína do leite pode tomar são o Pregomin e o Neocate. Ambos caros demais…Pregomin na faixa de R$150,00 a lata e o Neocate na faixa de R$500,00 a lata. Isso mesmo…é esse valor mesmo, você não leu errado não.

Gustavo tomou o Pregomin, doado por uma mãezinha da minha amada IBC, mas não se deu :( teve diarréia e ainda apresentou umas alergias na pele, em menor proporção, mas teve :( A gastro do Albert Sabin receitou o Neocate. Já consegui umas amostras grátis com a repesentante daqui de Fortaleza (caso preciso do telefone dela é só me mandar seu email que te passo), ele tomou e está se dando bem…graças a Deus!

E como suprir essa necessidade do filho com um valor desse não é mesmo? Existe o Programa de Leite do Governo que te dá as latas necessárias por mês. É só fazer os seguintes passos:

1. Levar a criança ao pediatra ou,como foi no meu caso, direto ao alergologista, para solicitar os exames que comprovam a alergia ao leite de vaca.

2. Quando sair o resultado dos exames, solicitar ao médico um encaminhamento para o hospital Albert Sabin para a consulta com a gastro de lá, como se fosse uma perícia para dar entrada ao programa.

3. O dia que a gastro atende exclusivamente para o programa é apenas TERÇA e de manhã. Uma dica, vá antes sem o bebê para fazer o prontuário no hospital, a carteirinha do SUS e marcar a consulta para a gastro…aí no dia marcado leve o bebê e chegue cedo, pois mesmo com a consulta marcada é por ordem de chegada o atendimento. Os documentos necessários são: registro da criança, documento dos pais, comprovante de endereço e o encaminhamento por escrito e assinado pela pediatra ou outro médico.

4. Entre para a consulta tranquila e diga a verdade (na fila de espera você ouve muita coisa, muitas histórias e as mães orientam você a mentir, aumentar a história para sensibilizar a médica, mas eu falei a verdade, somente a verdade e o resultado foi positivo). O interessante é levar por escrito um histórico do seu acompanhamento desde o dia que desconfiou da alergia pra você não se perder…ela faz um moooooonte de perguntas!

5. A médica vai te passar um protocolo pra você levar até a Secretaria de Saúde, que fica na Praia de Iracema. Para dar entrada no Programa os documentos são: registro da criança, documento dos pais, protocolo da gastro do Albert Sabin, carteirinha do SUS, cartão de consulta do Albert Sabin, comprovante de residência (TEM QUE SER DA COELCE e tem que ser baixa renda) e declaração do Imposto de Renda de isento, caso não seja baixa renda.

6. Orar, esperar e orar mais para a resposta que sai dentro de 6 a 10 dias ser positiva (estou nessa fase e conto com a oração de vocês).

Informações sobre o NEOCATE:

Neocate é uma fórmula de aminoácidos adequada às necessidades de crianças desde o nascimento. Alta absorção, com mínimo risco de intolerância.

Indicações: Nutrição enteral precoce/mínima em terapia intensiva neonatal e pediátrica, transição de nutrição parenteral para enteral, síndrome do intestino curto e outros distúrbios absortivos moderados a graves, alergia alimentar (ao leite de vaca, à soja, a hidrolisados e a múltiplas proteínas), com estado nutricional comprometido, placebo para diagnóstico de alergia alimentar.

Faixa etária: crianças desde o nascimento.


Rendimento de 1 lata: 2666ml/1900kcal

Reconstituição: 1 colher-medida rasa (5g de pó) para cada 30ml de água morna previamente fervida.

Nos casos de malabsorção e após jejum prolongado, recomenda-se a introdução gradativa de Neocate, tanto em volume quanto em concentração.

Dependendo das condições clínicas e idade da criança, Neocate poderá ser introduzido em uma das seguintes diluições:

Comentários